shortcode

Criando shortcode para evitar digitação repetida de texto no WordPress

Para quem costuma digitar repetidas vezes o mesmo texto em postagens no WordPress, a criação de um shortcode pode agilizar, e muito, o processo.

Por exemplo, acabo de ajudar minha prima na formatação de sua loja virtual de comidas saudáveis. Para montarmos o e-commerce, usamos o WordPress com o tradicional plugin WooCommerce. Acontece que no cadastro de cada produto, tínhamos que delimitar a área de entrega, com a seguinte frase: “Área de Entrega: Zona Sul, Barra da Tijuca, São Conrado, Tijuca e Vila Isabel. Para outras localidades, consulte-nos.”

Seria muito chato se tivéssemos que digitar o texto toda vez que fôssemos cadastrar um produto. Eram mais de 50! Além disso, toda vez que ela ampliasse a zona de entrega, teríamos que percorrer produto por produto para fazer a alteração no texto.

Um shortcode foi a solução que arrumamos. Eis o código, que inseri no arquivo functions.php, localizado dentro da pasta do tema:


function suzy_entrega_shortcode() {
return '<h6>Área de Entrega (até 3 dias úteis): Zona Sul, Barra da Tijuca, São Conrado, Tijuca e Vila Isabel. Outras localidades, consulte-nos.</h6>';
}
add_shortcode( 'entrega', 'suzy_entrega_shortcode' );

Depois ficou fácil. Sempre que cadastrávamos um produto, usávamos o shortcode [entrega] e, ao publicarmos, a mágica acontecia: o texto desejado aparecia ao fim da descrição. E o mais importante: no futuro, quando minha prima ampliar a zona de entrega de seus produtos, bastará acessar o código no arquivo functions.php e alterar o texto do shortcode, inserindo nele a nova localidade. Automaticamente, a descrição de todos os produtos conterá o acréscimo.

Para criar um shortcode, não é preciso um vasto conhecimento da linguagem PHP. Siga o modelo acima, da seguinte forma:

  • crie uma função, definindo-lhe um nome único
function meu_shortcode() {

}
  • agora, dentro da função, digite o comando return e, entre aspas simples ou duplas, o texto desejado, finalizando o código com ;(ponto e vírgula)
function meu_shortcode() {
return 'Este é o texto que não quero ter que digitar toda vez que fizer alguma postagem.';
}
  • finalmente, use a função nativa do WordPress add_shortcode, indicando, como parâmetros, o nome do shortcode (que você passará a usar, entre [], nas suas postagens) e o nome da função que você criou no primeiro passo
function meu_shortcode() {
return 'Este é o texto que não quero ter que digitar toda vez que fizer alguma postagem.';
}
add_shortcode( 'nome', 'meu_shortcode' );

Esse código deve ser inserido ao final do arquivo functions.php do seu tema, ou você pode criar um plugin específico para usar também em outros sites. Mas aí já é outra história, que conto depois.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s